MINHA PAIXÃO - ARTE/S

"DEUS ESTE ANO ME ABENÇOOU ME DEVOLVENDO A OPORTUNIDADE DE RETORNAR A FUNÇÃO QUE TANTO GOSTO DE MINISTRAR AULAS DE ARTE/S".

No entanto resolvi fazer uso deste Blog, para salva guardar todos os conteúdos, atividades teóricas e práticas com registros digitados e fotografados que irei ministrar por cada turma a cada bimestre, na intenção de auxiliar a mim, a meus alunos e a outros interessados.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire

terça-feira, 24 de junho de 2014

Referencial Curricular de MS - "Arte" dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

ARTE

SEXTO ANO
1º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte da Pré-História.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

· Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

2º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte Egípcia e Grega.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

· Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

3º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte Romana.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

· Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte Bizantina.
Arte Gótica.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

· Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.
SÉTIMO ANO
1º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:


Arte do Renascimento.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

·Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

2º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:


Arte do Renascimento.
Arte do Maneirismo.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

·Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

3º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:


Arte Barroca.
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

·Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:


Arte Barroca e Rococó.
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

·Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.


OITAVO ANO
1º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte Neoclássica e Romântica.

Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as
diferenças de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

· Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

2º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte Realista e Art Nouveau.
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as
diferenças de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

· Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

3º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte Impressionista e Pós Impressionista.
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as
diferenças de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

· Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte do expressionismo e do início da arte moderna.
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
·Contextualizar os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução
em artes visuais, música e teatro.
·Reconhecer as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as
diferenças de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, concretizando as próprias
intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Experimentar, improvisar, compor e interpretar diferentes produções musicais, teatrais e visuais,
utilizando elementos do ambiente, do corpo e de instrumentos convencionais e alternativos.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, conhecimento das linguagens musicais, teatrais e
visuais.

· Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.
NONO ANO
1º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte Moderna.
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

·Compreender os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução.
·Aplicar os elementos da linguagem musical, teatral e visual da arte associados a contextos.
·Conceituar as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Desenvolver critérios de percepção, observação e compreensão crítica das expressões artísticas,
baseados nas experiências cotidianas e do entorno, articulando-os com informações e
conhecimentos científicos que reflitam usos e funções da arte.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, aplicando os elementos das
linguagens musicais, teatrais e visuais, concretizando as próprias intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

2º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte Moderna.
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

·Compreender os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução.
·Aplicar os elementos da linguagem musical, teatral e visual da arte associados a contextos.
·Conceituar as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Desenvolver critérios de percepção, observação e compreensão crítica das expressões artísticas,
baseados nas experiências cotidianas e do entorno, articulando-os com informações e
conhecimentos científicos que reflitam usos e funções da arte.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, aplicando os elementos das
linguagens musicais, teatrais e visuais, concretizando as próprias intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

3º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte Contemporânea.
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

·Compreender os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução.
·Aplicar os elementos da linguagem musical, teatral e visual da arte associados a contextos.
·Conceituar as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Desenvolver critérios de percepção, observação e compreensão crítica das expressões artísticas,
baseados nas experiências cotidianas e do entorno, articulando-os com informações e
conhecimentos científicos que reflitam usos e funções da arte.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, aplicando os elementos das
linguagens musicais, teatrais e visuais, concretizando as próprias intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO E EXPRESSÃO DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE E ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS, MUSICAIS E TEATRAIS:

Arte Contemporânea.
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

·Compreender os diferentes papéis que a arte assume na sociedade, em suas relações
pragmáticas, religiosas e étnicas.
·Analisar e reconhecer as várias fases do processo de criação artística, da concepção à execução.
·Aplicar os elementos da linguagem musical, teatral e visual da arte associados a contextos.
·Conceituar as produções artísticas do entorno, bem como do universo, respeitando as diferenças
de padrões estéticos.
·Aplicar diferentes materiais, técnicas, suportes e recursos expressivos no desenvolvimento da
criatividade e imaginação na elaboração de formas de expressões artísticas.
·Desenvolver critérios de percepção, observação e compreensão crítica das expressões artísticas,
baseados nas experiências cotidianas e do entorno, articulando-os com informações e
conhecimentos científicos que reflitam usos e funções da arte.
·Demonstrar, por meio dos trabalhos artísticos, temáticas próprias, aplicando os elementos das
linguagens musicais, teatrais e visuais, concretizando as próprias intenções.
·Conceituar a variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico e suas
conexões temporais, geográficas e culturais.
·Reconhecer a arte musical, teatral e visual como forma de expressão e comunicação.
·Compreender os gêneros musicais, teatrais e visuais presentes na história da arte.

REFERÊNCIAS:

FERRAZ, M.; FUSARI, M. R. Metodologia do ensino de arte. 2. ed. São Paulo: Cortez,1993.
LOWENFELD, V.; BRITTAIN, L. W. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre
Jou, 1977.
MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de
Ensino/MS - Ensino Fundamental. Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul, 2008.
MONTANARI, V. História da Música – da idade da pedra à idade do rock. São Paulo: Editora Ática,
1993.
OSTROWER, F. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 1987.
PAHLEN, K. História universal da Música. São Paulo: Melhoramentos, 1965.
PROENÇA, G. Descobrindo a História da Arte. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.
PROENÇA, G. História da Arte. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.
REVERBEL, O. Jogos Teatrais na Escola. São Paulo: Scipione, 1996.
SPOLIN, V. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
STEFANI, G. Para Entender a Música. São Paulo: Globo, 1989.
STRICKLAND, C. Arte Comentada: da Pré-história ao Pós-moderno. 13. ed. Rio de Janeiro:
Ediouro, 2004.
WISNIK, J. M. O som e o Sentido. 2. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.