MINHA PAIXÃO - ARTE/S

"DEUS ESTE ANO ME ABENÇOOU ME DEVOLVENDO A OPORTUNIDADE DE RETORNAR A FUNÇÃO QUE TANTO GOSTO DE MINISTRAR AULAS DE ARTE/S".

No entanto resolvi fazer uso deste Blog, para salva guardar todos os conteúdos, atividades teóricas e práticas com registros digitados e fotografados que irei ministrar por cada turma a cada bimestre, na intenção de auxiliar a mim, a meus alunos e a outros interessados.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire

terça-feira, 24 de junho de 2014

Referencial Curricular de MS - "Arte" dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

ARTE
PRIMEIRO ANO
CONTEÚDOS:

EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA
HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Ponto, linha e formas
Cores primárias e secundárias
Pintura, desenho e escultura
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, 
apreciar e fruir produções artísticas.
·Praticar metáforas, fantasias e mundos imaginários, por meio do fazer artístico.
·Identificar, por meio da contextualização, que arte e imagem permitem viagens em diferentes
tempos e espaços territoriais, culturais e imaginários.
·Aplicar em trabalhos artísticos os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais.
·Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados, conhecendo-os de modo
 a utilizá-los nos trabalhos pessoais e/ou coletivos.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Reconhecer as formas variadas de expressão no teatro de bonecos.
·Interpretar músicas populares, vivenciando um processo de expressão individual e/ou coletiva.
·Improvisar e compor com exercícios artísticos, baseando-se em elementos da própria localidade.
·Participar de brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações
com os elementos da linguagem musical, teatral e visual.


 SEGUNDO ANO
1º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Textura, desenho e colagem
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral

Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:


·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Praticar metáforas, fantasias e mundos imaginários, por meio do fazer artístico.
·Identificar, por meio da contextualização, que arte e imagem permitem viagens em diferentes
tempos e espaços territoriais, culturais e imaginários.
·Aplicar em trabalhos artísticos os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais.
·Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados, conhecendo-os de modo a utilizálos
nos trabalhos pessoais e/ou coletivos.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Reconhecer as formas variadas de expressão no teatro de bonecos.
·Interpretar músicas populares, vivenciando um processo de expressão individual e/ou coletiva.
·Improvisar e compor com exercícios artísticos, baseando-se em elementos da própria localidade.
·Participar de brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações
com os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais.


2º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Artesanato, escultura e tapeçaria
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Praticar metáforas, fantasias e mundos imaginários, por meio do fazer artístico.
·Identificar, por meio da contextualização, que arte e imagem permitem viagens em diferentes
tempos e espaços territoriais, culturais e imaginários.
·Aplicar em trabalhos artísticos os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais.
·Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados, conhecendo-os de modo a utilizá-los
nos trabalhos pessoais e/ou coletivos.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Reconhecer as formas variadas de expressão no teatro de bonecos.
·Interpretar músicas populares, vivenciando um processo de expressão individual e/ou coletiva.
·Improvisar e compor com exercícios artísticos, baseando-se em elementos da própria localidade.
·Participar de brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações
com os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais.

3º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Cores quentes e frias
Pintura, desenho
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Praticar metáforas, fantasias e mundos imaginários, por meio do fazer artístico.
·Identificar, por meio da contextualização, que arte e imagem permitem viagens em diferentes
tempos e espaços territoriais, culturais e imaginários.
·Aplicar em trabalhos artísticos os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais.
·Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados, conhecendo-os de modo a utilizá-los
nos trabalhos pessoais e/ou coletivos.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Reconhecer as formas variadas de expressão no teatro de bonecos.
·Interpretar músicas populares, vivenciando um processo de expressão individual e/ou coletiva.
·Improvisar e compor com exercícios artísticos, baseando-se em elementos da própria localidade.
·Participar de brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações
com os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais.

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Simetria e assimetria
Pintura e desenho
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Praticar metáforas, fantasias e mundos imaginários, por meio do fazer artístico.
·Identificar, por meio da contextualização, que arte e imagem permitem viagens em diferentes
tempos e espaços territoriais, culturais e imaginários.
·Aplicar em trabalhos artísticos os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais.
·Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados, conhecendo-os de modo a utilizá-los
nos trabalhos pessoais e/ou coletivos.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Reconhecer as formas variadas de expressão no teatro de bonecos.
·Interpretar músicas populares, vivenciando um processo de expressão individual e/ou coletiva.
·Improvisar e compor com exercícios artísticos, baseando-se em elementos da própria localidade.
·Participar de brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações
com os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais.


TERCEIRO ANO
1º BIMESTRE
CONTEÚDOS:

 EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Monocromia
Desenho, pintura e colagem
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Empregar os elementos das linguagens musicais, teatrais e visuais nos exercícios artísticos.
·Utilizar nos exercícios artísticos materiais, instrumentos e procedimentos variados dos trabalhos
pessoais e/ou coletivos.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Interpretar cantigas populares, analisando o seu contexto regional e suas influências locais.

2º BIMESTRE
CONTEÚDOS:

 EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Policromia
Desenho, pintura e colagem
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral

Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Empregar os elementos das linguagens musicais, teatrais e visuais nos exercícios artísticos.
·Utilizar nos exercícios artísticos materiais, instrumentos e procedimentos variados dos trabalhos
pessoais e/ou coletivos.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Interpretar cantigas populares, analisando o seu contexto regional e suas influências locais.

3º BIMESTRE
CONTEÚDOS:

 EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Cores complementares
Desenho e pintura
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Empregar os elementos das linguagens musicais, teatrais e visuais nos exercícios artísticos.
·Utilizar nos exercícios artísticos materiais, instrumentos e procedimentos variados dos trabalhos
pessoais e/ou coletivos.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Interpretar cantigas populares, analisando o seu contexto regional e suas influências locais.

4º BIMESTRE
CONTEÚDOS:

 EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Relevo, escultura e gravura
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Empregar os elementos das linguagens musicais, teatrais e visuais nos exercícios artísticos.
·Utilizar nos exercícios artísticos materiais, instrumentos e procedimentos variados dos trabalhos
pessoais e/ou coletivos.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Interpretar cantigas populares, analisando o seu contexto regional e suas influências locais.


QUARTO ANO
1º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Perspectiva
Desenho
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Empregar os elementos das linguagens musicais, teatrais e visuais nos exercícios artísticos.
·Utilizar nos exercícios artísticos materiais, instrumentos e procedimentos variados dos trabalhos
pessoais e/ou coletivos.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Interpretar cantigas populares, analisando o seu contexto regional e suas influências locais.

2º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Luz e sombra
Desenho e pintura
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Empregar os elementos das linguagens musicais, teatrais e visuais nos exercícios artísticos.
·Utilizar nos exercícios artísticos materiais, instrumentos e procedimentos variados dos trabalhos
pessoais e/ou coletivos.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Interpretar cantigas populares, analisando o seu contexto regional e suas influências locais.

3º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Planos
Desenho, pintura e colagem
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Empregar os elementos das linguagens musicais, teatrais e visuais nos exercícios artísticos.
·Utilizar nos exercícios artísticos materiais, instrumentos e procedimentos variados dos trabalhos
pessoais e/ou coletivos.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Interpretar cantigas populares, analisando o seu contexto regional e suas influências locais.

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
História em quadrinhos
Desenho e pintura
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Expressar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções artísticas.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Empregar os elementos das linguagens musicais, teatrais e visuais nos exercícios artísticos.
·Utilizar nos exercícios artísticos materiais, instrumentos e procedimentos variados dos trabalhos
pessoais e/ou coletivos.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Combinar os elementos e recursos das linguagens visuais, musicais e teatrais por meio de
atividades de interação grupal.
·Interpretar cantigas populares, analisando o seu contexto regional e suas influências locais.


QUINTO ANO
1º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Efeitos cromáticos
Desenho e pintura
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Empregar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções em artes visuais, música e teatro.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Construir e reconstruir metáforas, fantasias e mundos imaginários por meio do produzir.
·Compreender que as manifestações artísticas são produtos de intenções pessoais passíveis de
encantamentos, questionamentos, dúvidas e desejos.
·Observar os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais nas obras de arte.
·Demonstrar em exercícios artísticos os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais,
utilizando-os em trabalhos pessoais e/ou coletivos.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Compor exercícios artísticos com base em elementos culturais da própria localidade.

2º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Côncavo e convexo
Escultura
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Empregar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções em artes visuais, música e teatro.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Construir e reconstruir metáforas, fantasias e mundos imaginários por meio do produzir.
·Compreender que as manifestações artísticas são produtos de intenções pessoais passíveis de
encantamentos, questionamentos, dúvidas e desejos.
·Observar os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais nas obras de arte.
·Demonstrar em exercícios artísticos os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais,
utilizando-os em trabalhos pessoais e/ou coletivos.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Compor exercícios artísticos com base em elementos culturais da própria localidade.

3º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Proporção
Desenho e pintura
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Empregar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções em artes visuais, música e teatro.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Construir e reconstruir metáforas, fantasias e mundos imaginários por meio do produzir.
·Compreender que as manifestações artísticas são produtos de intenções pessoais passíveis de
encantamentos, questionamentos, dúvidas e desejos.
·Observar os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais nas obras de arte.
·Demonstrar em exercícios artísticos os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais,
utilizando-os em trabalhos pessoais e/ou coletivos.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Compor exercícios artísticos com base em elementos culturais da própria localidade.

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS:
EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO, POR MEIO DA HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E NACIONAL COM ÊNFASE NA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL, FAZENDO USO DE:
Equilíbrio e harmonia
Desenho
Canções infantis, música popular e erudita
Cultura popular
Linguagem teatral
Cultura afro-brasileira, indígena e demais etnias

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·Empregar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções em artes visuais, música e teatro.
·Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias culturas e etnias.
·Construir e reconstruir metáforas, fantasias e mundos imaginários por meio do produzir.
·Compreender que as manifestações artísticas são produtos de intenções pessoais passíveis de
encantamentos, questionamentos, dúvidas e desejos.
·Observar os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais nas obras de arte.
·Demonstrar em exercícios artísticos os elementos das linguagens visuais, musicais e teatrais,
utilizando-os em trabalhos pessoais e/ou coletivos.
·Construir brinquedos populares oriundos das diversas etnias.
·Conhecer as formas de criação em artes visuais, música e teatro por meio de obras de diferentes
artistas.
·Compor exercícios artísticos com base em elementos culturais da própria localidade.